Autismo é doença: saiba a verdade

Se você chegou até é aqui, é porque ouvir falar do autismo. O autismo hoje, é bem mais comentado na internet, mídia e redes sociais do que antigamente. Existe porem uma dúvida com relação ao autismo e hoje vamos ver se ele é uma doença, já que muitas pessoas pensam assim. Mas antes de saber se o autismo é uma doença, vamos ver alguns dados.

Dados sobre o autismo

Em março de 2020, o CDC lançou um documento que atualiza a prevalência do Transtorno do Espectro Autista. CDC É o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, sediada na Geórgia, e tem o objetivo de proteger o país das ameaças à saúde e à segurança, tanto no exterior quanto em território americano. Para isso, conduz pesquisas e fornece informações de saúde em diversas áreas.

O CDC vem rastreando o número e as características de crianças com o espectro autista há mais de duas décadas em diversas comunidades americanas. As pesquisas são divulgadas a cada dois anos e se baseiam em dados coletados quatro anos antes da publicação.

Ainda que não seja brasileiro, o Brasil ainda usa os estudos do CDC como base, por não ter pesquisas concretas sobre a prevalência no país.

Número de pessoas atual

A prevalência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aumentou. Em 2004, o número divulgado pelo CDC era de que 1 pessoa em 166 tinham TEA. Em 2012, esse número estava em 1 em 88. Na última publicação do CDC, em 2018, esse número estava em 1 em 59. Nesta publicação de 2020, a prevalência está em 1 em 54.

Autismo é uma doença ?

Na verdade o autismo não é considerado uma doença, pois teoricamente não tem cura. Existem muitas discursões que cercam esse assunto, mas no geral é um transtorno que afeta as interações sociais e de comunicação além de dificultar algumas questões referente ao aprendizado e que pode melhorar com terapias ao decorrer dos anos.