Ecolalia: como saber se o seu filho tem

A ecolalia é a forma de afasia em que o paciente repete mecanicamente palavras ou frases que ouve. Essa definição é encontrada no dicionário. Pra ser mais claro, uma pessoa com ecolalia faz repetição de sons ou palavras . Ela pode ser sintoma de várias doenças hoje, bem conhecidas, porem, é mais comum em crianças com autismo.

A ecolalia faz parte do desenvolvimento infantil: quando as crianças aprendem a falar, elas imitam os sons que ouvem. No entanto, com o tempo, começam a usar a linguagem para comunicar seus desejos, necessidades e ideias, sem precisar usar esse recurso.

Quando a ecolalia vira um problema

Por volta dos 3 anos, a maioria das crianças se comunica selecionando palavras ou frases elaboradas, usando suas próprias vozes e entonações. Aos 4 ou 5 anos, são capazes de fazer e responder perguntas, manter conversas e usar a linguagem para se comunicar com outras pessoas. Quando isso não acontece, os pais devem ficar alerta. O correto é que levem a criança a um fonoaudiólogo, já que o mesmo possui um vasto conhecimento em linguagem e é ele também o responsável por aplicar terapias para tratar a ecolalia.

O que devo fazer caso desconfie que o meu filho tenha esse sintoma

Caso você desconfie que o seu filho possui esse sintoma procure um fonoaudiólogo, pois o mesmo possui técnicas que possibilitam a melhora desse sintoma. Embora esse sintoma seja característica na sua maioria de crianças com autismo, ou com outros transtornos, não significa que o seu filho seja autista, mas em todo caso, o fonoaudiólogo irá avaliar, e se necessário vai encaminhar seu filho para outras especialidades.

Caso o seu filho, já tenha o diagnóstico de autismo, converse com o médico dele e se necessário peça que ele encaminhe para o fonoaudiólogo, para que ele possa avaliar e aplicar técnicas para a melhora do sintoma. O importante é que se aplique a intervenção o mais cedo possível.